sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Degustação de vinhos uruguaios em Olinda

No dia 15/12/16, participamos da nossa última degustação do ano, que ocorreu na cidade de Olinda, mais precisamente no Convento de São Francisco. O evento foi organizado pelo Recife Convention & Visitors Bureau através de uma parceria entre o Governo de Pernambuco, a Secretaria de Turismo de Olinda, o Consulado do Uruguai  e a GOL Linhas Aéreas. E a participação da GOL se deu justamente em razão da criação da linha direta entre Recife e Montevidéu, a fim de tornar viável essa nova conexão. De qualquer forma foi uma ótima oportunidade para que os pernambucanos pudessem conhecer os vinhos uruguaios e perceber como eles são típicos, singulares e, acima de tudo, dotados de muita qualidade. A ideia de fazer o evento na cidade de Olinda quebrou a rotina usual, uma vez que os vinhos normalmente são divulgados em feiras realizadas na cidade do Recife.

Além disso, o Convento de São Francisco foi um belo cenário de fundo para a degustação de bons vinhos. Entretanto, o comentário geral foi de que o trânsito dificultou muito o deslocamento da cidade do Recife até a cidade de Olinda e, ainda, que o local da realização do evento era muito bonito, mas a falta de climatização prejudicou a degustação dos vinhos, já que a sensação térmica era desagradável e a temperatura dos rótulos degustados subia com muita facilidade. 

Inclusive, os produtores tiveram grande dificuldade com o fator temperatura. Em regra, os vinhos eram servidos muito quente, por conta da temperatura do ambiente, ou muito muito gelado, diante da necessidade de colocá-los em baldes de gelo. A iluminação foi outro ponto que prejudicou a divulgação dos vinhos, pois estava muito escuro e os participantes tinham dificuldades em enxergar os rótulos. 

As taças tinham formato inadequado e também não colaboraram para a plena percepção dos vinhos degustados. De qualquer forma o saldo balança foi positivo, com mais acertos do que erros. E ficamos na torcida para que esses erros sejam corrigidos e que novos eventos dessa categoria sejam realizados. Nos próximos posts vamos comentar os vinhos que mais chamaram nossa atenção, pontuando que em relação a Pisano ("hors concours"), já fizemos dois posts no blog que contemplam os vinhos que estavam na feira, além de muitos outros (link 1 e link 2). Não percam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário