terça-feira, 26 de julho de 2011

Visita à Catena Zapata - Um dos pontos altos de Mendoza

Logo após nossa saída da Vinã Cobos fomos direto para a Catena Zapata, que é um dos melhores produtores da Argentina. Sem dúvida alguma foi um dos grandes momentos da viagem, não pela visita em si, que é algo em série e padronizado, mas pelo visual e, muitíssimo, pela oportunidade de degustar o Nicolás Catena Zapata 2007 e o Malbec Argentino 2007. Depois de degustar esses vinhos deu para entender a razão pela qual a crítica especializada tira o chapéu para este produtor. Quanto ao passeio, tudo muito organizado. Logo na entrada os visitantes são recebidos com uma taça de Catena Chardonnay, enquanto aguardam a chegada de outras pessoas para formar um grupo para iniciar o tour.


Diferentemente das outras vinícolas que tivemos oportunidade de conhecer, na Catena Zapata não é realizado o passeio pela parte produtiva da bodega, mas somente por sua sede, que tem a forma de uma Pirâmide Maia e foi construída com pedras das montanhas. A foto ao lado é da sala de degustação, local onde normalmente ocorrem as reuniões estratégicas da vinícola com importadores ou enólogos. Ela tem um vista privilegiada para a sala de barricas que está ao seu redor. 


Antes de começar a pecorrer as instalações o visitante é levado para assistir a um vídeo com a história da vinícola, ocasião em que também é apresentado seu portifólio. Achamos a apresentação muito bem feita, mas bastante voltada para o mercado americano. Vídeo em inglês e muitas referências às pontuações atribuídas aos vinhos em publicações do Tio Sam. Após o vídeo, fomos levados para conhecer a sala de barricas (foto acima) e a adega da Catena Zapata, que é dividada em duas partes: uma repleta de Nicolás e outra com diversos vinhos do mundo. Os diversos rótulos que repousam nesta adega são degustados pelos enólogos da vinícola, servindo de parâmetro na elaboração dos vinhos produzidos. Depois os visitantes são levados ao topo da pirâmide (foto ao lado), de onde é possível apreciar uma paisagem impressionante.

 
A visita pareceu algo bastante impessoal, tanto pela sua formatação, quanto pelo número de visitantes. Contudo,  a parte visual do passeio é incrível, quando chegamos ao  topo da pirâmide nos deparamos com uma paisagem magnífica. É possível contemplar os vinhedos que cercam a sede da Catena, assim como a Cordilheira dos Andes.


Em seguida fomos levados ao varejo da vinícola. Por sinal, o atendimento foi exemplar. Havia uma plaquinha informando sobre a degustação do vinho ícone por 80,00 pesos. Não perdemos tempo! Degustamos uma taça do excelente Nicolás Catena Zapata 2007. Aproveitando a oportunidade, também degustamos uma taça do Malbec Argentino 2007, que foi oferecido a Anna sem custo algum - essa foi a melhor parte! Oportunidade única de degustar dois dos melhores vinhos da Catena Zapata, na própria vinícola e pelo custo de aproximadamente R$ 35,00! A visitação foi cercada de muito profissionalismo e mostrou que esta vinícola não está no topo por acaso. Sem dúvida este foi um dos pontos altos da viagem a Mendoza! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário