sexta-feira, 24 de junho de 2011

Swinto Malbec 2008

Quando chegou o quarto passo do almoço já não cabia mais nada. Como bons brasileiros que somos, não desistimos nunca. Tivemos de arrumar espaço na barriga para o locro caseiro (que não agradou nem um pouco) e para o filet mignon acompanhado de batatas douradas com redução de vinagre e pimenta preta (esse estava muito bom). Tudo isso acompanhado do Swinto Malbec 2008, que é o vinho tinto topo de gama da vinícola. Este vinho, de longe, é o melhor produzido pela Belasco e realmente se destacou em relação aos demais degustados. Ele repousa durante 18 meses em barricas novas de carvalho francês e, após, mais 12 meses em garrafa antes de ser comercializado. Chegou a receber nota 93 de Robert Parker, o que nos parece ser um exagero, apesar de ser o melhor vinhos da bodega. Talvez uma nota 90 estivesse mais adequada ao vinho. Quando degustado apresentou cor rubi violáceo. Quanto aos aromas, foi possível perceber uma nota doce bem presente, lembrando frutas escuras em compota, além da madeira muito bem integrada. Na boca mostrou bom corpo e taninos macios, com boa persistência.
Classificação Vinho por 2: Muito bom
País: Argentina
Região: Agrelo, Luján de Cuyo, Mendoza
Uva/Corte: Malbec
Teor alcoólico: 14,9%
Preço: R$ 104,00
Degustado em: 25 de maio de 2011

5 comentários:

  1. O vinho realmente é muito bom.
    Infelizmente eu só trouxe uma garrafa.
    Abs e parabens pelo post.

    ResponderExcluir
  2. 90 pontos Robert Parker recebeu o Llama safra 2009, outro vinho dessa vinícola.
    O outo vinho, Arguentota recebeu 91 ptos.
    Exagero é pagar um valor absurdo por um vinho que teve uma nota alta de Roberto Parker, o que não aconteceu com os vinhos dessa vinícola. Quanto ao vinho Swinto safra 2008 eu bebi e digo que esse Malbec é realmente totalmente diferente dos que tenho bebido. Sobra personalidade nesse.

    ResponderExcluir
  3. De fato o Llama e o Arguenota estão aquém da nota concedida por Robert Parker e, talvez, o preço aqui no Brasil não seja compatível com a qualidade oferecida.
    O Swinto foi o vinho da Belasco de Baquedano que realmente mostrou um diferencial.

    ResponderExcluir
  4. Olá pessoal. Discordo um pouco dos amigos ali de cima, pois foi uma das poucas vezes que "concordei" (que luxo hahaha) com as pontuações do RP. Na minha opinião humilde, o Arguentota é um vinhaço, principalmente se comprado na faixa de R$ 50-60, imbatível relação qualidade x preço. O Llama também, na faixa de R$ 30, acho imbatível, tenho sempre pelo menos 1 na minha adega para tomar descompromissadamente. O Swinto ainda não provei, tenho 2 aguardando o momento certo, mas tenho certeza que entrará na minha listinha de preferidos. Abraços e saúde!
    Aldo

    ResponderExcluir
  5. Olá Aldo!

    Valeu pela contribuição.

    Grande abraço

    ResponderExcluir